dinsdag 11 januari 2011

Instalação na sala

Como uma moldura antiga pode se transformar em uma instalação para plantas? A resposta veio do bloesem. Segundo li, a leitora Justina Blakeney, que também tem blog, adora flores e folhas e estampas com estes motivos cobrem a maioria das superfícies de sua casa. Numa manhã, ela teve a ideia de montar uma instalação viva com plantas suspensas. Para criar a atmosfera desejada, começou a recolher garrafas de vidro antigas de especiarias, licor e óleos de banho. Depois de limpá-las, Justina prendeu cada uma com rendas vintage e então as amarrou à moldura. Depois foi só colocar água e flores. O resultado diz tudo, não acham?

Tweet

Frutas diariamente

Sempre que me perguntam qual o segredo para ter pássaros no jardim, a resposta é a mesma: frutas frescas. Aprendi isso visitando projetos – acreditem - em casas e apartamentos. Nestes últimos, já vi sanhaços, maritacas e bem-te-vis visitando os pratos cheios de variedades frescas. A banana, sem sombra de dúvida, é unanimidade. Tem também o mamão, a manga, a maçã… Para quem tem espaço, basta ter árvores frutíferas e eles virão naturalmente. Caso contrário, uma plataforma como a da foto faz as vezes de comedouro. Os pratos dos vasos plásticos são uma segunda boa opção. O importante é mantê-los abastecidos.

Tweet

Guirlanda de última hora

O natal chegou rápido para mim este ano. Os presentes com embalagens personalizadas ficaram só nos planos, assim como os detalhes da decoração e tantos outros mimos que gostaria de fazer para receber os amigos e a família em casa. Longe de ser uma queixa, vejo a falta de tempo com bons olhos. Faz parte de um processo de aprendizado que estou muito disposta a encarar. É lógico que um pouquinho de ócio de vez em quando é bom. O que importa é que não posso deixar o Natal passar em branco aqui no Cheiro de Mato. Semana passada, numa ida vapt-vupt a um shopping de São Paulo, encontrei árvores de natal, cujos os enfeites eram enormes regadores. Fiquei doida para fotografar, mas fui avisada de que era proibido. Por sorte, hoje cedo recebi um e-mail da Claudia Regina, da La Calle Florida, com esta ideia de guirlanda – adivinhem – com miniregadores. Imagino que os seus enfeites já estejam prontinhos na árvore, na porta, na janela, mas de qualquer maneira, fica uma sugestão para inovar no próximo ano. E por falar nele, desejo para vocês um 2011 muito verde, cheio de sorte e de boas surpresas. Volto a postar no dia 4 de janeiro. Até lá.

Tweet

maandag 10 januari 2011

Narciso



Nome popular: Narciso.
Nome científico:
Narcissus hybridus Hort.
Família:
Amaryllidaceae.
Origem: Europa e norte da África.


 
Observações:  Existem mais de 50 espécies do gênero, sendo elas perenes, de altura entre 15 e 70 cm, das quais surgiram dezenas de híbridos.
Aprecia climas mais frios, sendo indicado somente para algumas localidades do sul do país.
Cultivo: Cultivado em vasos ou em grupos como bordadura ou maciços, a pleno sol ou à meia-sombra, em canteiros férteis.
Multiplicam-se facilmente por bulbos, os quais devem ser separados da planta-mãe após o desaparecimento da folhagem.

Como cuidar e cultivar seu bonsai

Como cuidar e cultivar seu bonsai   
A arte do cultivo é praticada na China e no Japão há muitos séculos e ocupa uma posição especial na cultura daqueles países, não apenas como escultura viva, mas também como objeto de meditação e aprimoramento interior. A tradução da palavra bonsai significa árvore na bandeja, portanto, trata-se de uma planta adulta, que por meio de sucessivas podas nas raízes e na copa, permanece pequena, a ponto de viver num vaso. A manutenção do bonsai não difere muito do trato dado as plantas que vivem em vasos comuns. Com um pouco mais de atenção e 20 minutos do seu tempo diário, é nem possível que você inicie uma pequena coleção. Fornecemos aqui algumas regras básicas para que você cuide bem do seu bonsai.

A escolha do local
O local para a colocação dos vasos depende das necessidades de sol e umidade para todo tipo de bonsai que você adquiriu. O lugar ideal seria uma varanda ou uma janela onde seu bonsai pegue sol pela manhã, escritórios, ambientes com ar condicionado costumam ser fatais, dentro de casa, não coloque sobre eletrodomésticos. A tendência que os brotos e folhas têm de buscar a luz do sol poderá provocar desequilíbrio na forma da copa do bonsai. Evite-o, girando o vaso a cada dois ou três meses, sem mudá-los de lugar pois as plantas não gostam de ficar de um lado para outro.

Rega e umidade
A rega é fundamental para a saúde do bonsai. Os intervalos entre elas determinam a UMIDADE no torrão do bonsai. É a observação e atenção, que vão determinar o intervalo entre as regras. De maneira geral, o horário ideal para regar suas plantas é pela manhã bem cedinho ou na final do dia, com água em quantidades suficiente para vazar pelo orifício de drenagem do vaso, se colocar prato ou bandeja, nunca deixe água acumular no fundo do vaso, isto apodreceria as raízes e fatalmente seu bonsai morreria afogado ou cozido. Não considere borrifos ou pulverização como rega, a pulverização é benéfica para as folhagens, porém, nunca dispense a rega. Em locais onde a água tem muito cloro convém deixar um recipiente aberto com água descansar por um dia ou dois dias antes de regar suas plantas. Caso haja um ressecamento acidental, regar apenas pode não adiantar pois a terra fica impermeável, mantendo, mantendo um torrão seco no miolo das raízes. Deve-se então mergulhar o vaso até cobrir toda a terra por no máximo 10 minutos. Viagens com mais de dois dias serão fatais. Retire-os do sol e deixe alguém de sua confiança responsável pelas regas. Sempre que possível agrupe plantas para melhorar as condições de umidade.

Poda
Mantenha a forma inicial de seu bonsai, removendo os ramos e brotos que crescerão muito, de maneira geral, sempre que o ramo atingir dez pares de folhas, reduza a dois ou quatro pares conforme o desenho desejado. A poda da copa é muito importante para a saúde do bonsai, é necessário criar espaços negativos por entre os ramos e galhos para que o sol penetre dentro da árvore. Se seu bonsai tiver com arames, verifique se o mesmo não está cortando o córtex (casca) de algum galho, se for necessário remova-o com alicate de cortar fios. NÃO TENTE DESENROLAR O FIO, PODE PARTIR O GALHO.
Importante: Algumas plantas perdem sua folhagem no outono, não se desespere, é uma hora para trabalhá-lo.
  

Manutenção
O bonsai é uma árvore que por viver num vaso onde há pouco espaço para suas raízes, necessita de adubos e fertilizantes. No período da primavera até o final do verão as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto nesta época, num intervalo de 15 ou 20 dias devemos aplicar um adubo líquido tipo Ouro Verde, deve-se também colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio. Esteja atento para pragas e doenças, fazendo uma manutenção preventiva a cada 30 dias, você evitará problemas, ocorrendo alguma anormalidade utilize inseticidas do tipo Dymy Pronto, ou algum outro similar. Separe seu bonsai de outras plantas.

Tulipa


No clima brasileiro é difícil conseguir que a planta floresça mais de uma vez, mas com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e um tanto complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador:

Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas. Retire os bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
Passado esse período, plante-os num vasinho plástico com terra vegetal umedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o no congelador da geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C).
Passado esse tempo, é hora de tirar o vasinho da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.
Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plástico, onde vai permanecer por mais 6 meses.
Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias.


.